domingo, 25 de abril de 2010

Estrutura do Sistema de Ensino nos âmbitos federal, estadual e municipal

         Brasil, país em desenvolvimento que diz tratar a educação com prioridade, deixa um “furo” no “sistema” existente no país. O mundo está em constante crescimento, muda a cada minuto as tecnologias que nos rodeiam, sendo assim o aprendizado, a sabedoria do ser humano se torna essencial no meio onde ele vive.


A estrutura do sistema de ensino federal, estadual e municipal, possui pontos em comum: as normas de procedimentos, conteúdos, métodos elaborados, diretrizes, idéias e projetos, mesmas intenções para o setor educacional. As condições no setor publico, degradaram-se nos últimos anos, professore e demais funcionários em educação, vivem desestimulados pelas péssimas condições de trabalho, mal remunerados, sem capacitações, com faltas de conhecimentos básicos à educação.

A atual estrutura e funcionamento da educação brasileira decorrem da LDB (Lei nº 9394/96). De acordo com artigo 211/CF. a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino. Sendo assim a União organizará o sistema federal de ensino e dos territórios, financiando as instituições de ensino públicos e federais, dando assistência igual a ambos. Os municípios atuam priorizando o ensino fundamental e médio. Na organização dos sistemas de ensino, os Estados e os municípios decidiram formas de como colaborar, de modo que assegure e abranja o ensino obrigatório.

A educação brasileira, não é a única a passar a passar por testes definidos como “indicadores externos”, como exemplo a Prova Brasil, ENEM, ENADE, PISA e SARESP, esses avaliam as competências e habilidades, descobrindo assim o que é necessário para tentar resolver os problemas estruturais do sistema. Com tudo o País ainda não dispõe de um sistema de ensino competente e qualificado, mas há explicações para a falta de um sistema educacional eficiente. Há uma carência de professores interessados e qualificados; a uma descrição de classes sociais, muitas vezes a cultura existente no país é deixada de lado, mal direcionada; usando até mesmo culturas de outros países.

Esses fatores causam um impacto devastador na estrutura e no sistema educacional. Mesmo com as varias pesquisas sobre os dispositivos da LDB, sempre haverá dúvidas sobre como interpretar uma norma jurídica educacional, sendo assim cabe ao bom educador abrir caminhos para que a educação seja completa. O sistema educacional deve formar “homens” que tenham noção dos acontecimentos e de suas reais necessidades, um cidadão crítico e participativo, capaz de transformar com a educação o meio em que vive.

6 comentários:

  1. comecei o meu curso agora estou com dificuldades de pesquisa sobre o assunto parab´ns pela iniciativa de vcs.

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  2. muito do comentario é verdadeiro,as mas condições que não só os professores estão enfrentando é o resultado de uma sociedade carente de reconhecer seus direitos e lutar por eles,espero que a internet abra novos horizontes ,e faça reconhecer a importancia de bons profissionais na area da educação,para que juntos consigamos ajudar nessa metamorfose necessária a todos.

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  3. Parabens amigas pedagogas. O blog esta sendo de muita valia!! Bjos

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  4. gostaria de saber a bibliografia usada...

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  5. Olá, boa tarde! Quero vos parabenizar pelo blog, pois pude realizar meu trabalho para meu curso de Letras.
    Blog de ótimo conteúdo e de fácil compreensão.
    Atenciosamente.
    Silvério Silva.

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