sexta-feira, 14 de maio de 2010

OS PROGRAMAS DO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) foi criado em novembro de l968 e está vinculado ao Ministério da Educação (MEC).A finalidade da autarquia é captar recursos financeiros para projetos educacionais e de assistência ao estudante.A maior parte dos recursos do FNDE provém do Salário-Educação, com o qual todas as empresas estão sujeitas a contribuir.
1- PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE)
O PDDE consiste na transferência de recursos às escolas de ensino fundamental das redes estadual e municipal, bem como do Distrito Federal, com mais de 20 alunos e às escolas de educação especial mantidas por organizações não-governamentais.
2-PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR(PNAE)
O PNAE fornece suplementação alimentar aos alunos da educação pré-escolar e do ensino fundamental das escolas públicas federais, estaduais e municipais.O objetivo do PNAE é garantir pelo menos uma refeição diária nos dias letivos.
3-PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA (PNBE)
O objetivo do PNBE é distribuir obras de literatura e de referência (enciclopédias e dicionários) às escolas de ensino fundamental da rede pública.Criado em l997, esse programa, que visa incentivar a leitura e melhorar o conhecimento dos professores e dos alunos, já atendeu 36 mil escolas.
4-PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD)
O PNLD procura suprir as escolas públicas de ensini fundamental com livros didáticos, escolhidos pelos professores com base em guia que traz as obras selecionadas por equipe de especialistas de Secretaria de Ensino Fundamental do MEC.
5-PROGRAMA NACIONAL SAÚDE DO ESCOLAR (PNSE)
O PNSE consiste no repasse de recursos aos municípios no intuito de apoiar a promoção da saúde nas escolas públicas de ensino fundamental-prioritariamente,ás prefeituras participantes do programa Comunidade Solidária.
6-PROGRAMA NACIONAL DE TRANSPORTE DO ESCOLAR (PNTE)
O PNTE objetiva melhorar o ensino fundamental das escolas rurais, garantindo o acesso e a permanência dos alunos da zona rural na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário