Ação mostra que problemas de visão são comuns entre estudante
Notícia
Problemas de visão são comuns entre jovens e adultos
Reduzir Normal Aumentar Imprimir Jovens e adultos do programa Brasil Alfabetizado de 212 municípios do Piauí passaram por consulta oftalmológica entre maio e setembro de 2009. Dos 60.010 estudantes avaliados, 45.895 tiveram indicação de uso de óculos e, destes, a 9.895 foram prescritas cirurgias corretivas.
O direito a consulta e a óculos gratuitos estão previstos no programa Olhar Brasil, que é uma ação conjunta dos ministérios da Educação e da Saúde, desenvolvida com estados e municípios parceiros do programa Brasil Alfabetizado.
A meta do estado é avaliar 106.950 alunos do programa. O Piauí tem 224 municípios, divididos em 21 polos regionais de ensino. A experiência do Piauí, que é pioneiro na execução do Olhar Brasil em turmas de alfabetização de jovens e adultos, será apresentada aos gestores do programa dos demais estados da região Nordeste na quarta-feira, 14, em Fortaleza.
Os alunos que tiveram diagnóstico de cirurgia serão atendidos este ano. Para isso, o governo estadual fez um projeto e destinou recursos para custear os exames pré-operatórios e as cirurgias que serão feitas em clínicas qualificadas.
A coordenadora geral de formação e leitura da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, Carmen Gatto, considera que a avaliação oftamológica é muito importante para o bom desempenho escolar de jovens e adultos do programa Brasil Alfabetizado.
Com informações do Ministério da Educação
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário